Facebook pixel code

Segurança da anestesia para cirurgia bariátrica

Por Falando de Obesidade - Atualizado em 22 ago 2022, 15h:35 - Publicado em 22 ago 2022, 13h:03 Segurança da anestesia para cirurgia bariátrica

Está pensando em fazer a cirurgia bariátrica? Parabéns! Não há melhor método para combater a obesidade mórbida do que a cirurgia bariátrica.

Você tem medo do procedimento? Isso é compreensível e natural. É absolutamente normal ter medo do desconhecido. Para sua tranquilidade, compartilhamos com você que a cirurgia bariátrica é uma cirurgia muito segura, com baixíssima taxa de complicações e mortalidade inferior a 0,5%.[1]Guilbert L, Joo P, Ortiz C, Sepúlveda E, Alabi F, León A, et al. Seguridad y eficacia de la cirugía bariátrica en México: análisis detallado de 500 cirugías en un centro de alto volumen. … Continue reading Em um estudo do Canadá, 13.679 pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica foram comparados com 13.679 pacientes obesos que não fizeram a cirurgia. Cerca de 5 anos depois do acompanhamento, constatou-se que a taxa de mortalidade geral foi quase a metade no grupo de cirurgia bariátrica com relação aos não operados. A cirurgia também foi associada a menor mortalidade cardiovascular e menor mortalidade por câncer.[2]Aristithes G. Doumouras, Dennis Hong, Yung Lee, Jean-Eric Tarride, et al. Association Between Bariatric Surgery and All-Cause Mortality: A Population-Based Matched Cohort Study in a Universal Health … Continue reading

Em outro estudo com 500 pacientes com obesidade mórbida submetidos à cirurgia bariátrica, a perda de peso geral foi de 78%. Nos pacientes com diabetes, a doença teve remissão total de 68%, parcial de 9,3% e melhorou em 22% dos casos.[3]Guilbert L, Joo P, Ortiz C, Sepúlveda E, Alabi F, León A, et al. Seguridad y eficacia de la cirugía bariátrica en México: análisis detallado de 500 cirugías en un centro de alto volumen. … Continue reading De acordo com esses dados, além de sua segurança, a eficácia da cirurgia bariátrica está totalmente comprovada.

Você tem medo da anestesia?

O medo de sentir dor ou acordar durante a operação e o medo de não acordar são as preocupações mais comuns expressas pelos pacientes. Seu anestesista resolverá essas e outras dúvidas.

Antes da anestesia

Para aumentar a segurança do atendimento médico, é fundamental que você tenha uma entrevista prévia com seu anestesista para identificar os fatores de risco que podem ser abordados e, assim, reduzir a possibilidade de complicações. Na consulta com seu anestesista, ele avaliará seu estado de saúde com base em exames de laboratório e de imagens e discutirá com você os riscos específicos para o seu caso. É importante que você discuta com seu anestesista todas as suas preocupações, bem dê todas as informações que julgue importantes para a anestesia, por exemplo, se sofre de apneia obstrutiva do sono.

Jejum Seu médico assistente indicará a dieta e o tempo de jejum para que sua anestesia seja segura, pois, uma vez anestesiado, o conteúdo do estômago pode se deslocar para os pulmões, fenômeno chamado broncoaspiração, e que representa um alto risco de sua saúde.[4]Nazar J., Claudio, Coloma D., Roberto, Contreras C., José Ignacio, Molina P., Ian, & Fuentes H., Ricardo. 2018 Consideraciones perioperatorias en el paciente obeso. Revista chilena de cirugía, … Continue reading

Durante a anestesia

Todos os procedimentos bariátricos realizados por via laparoscópica são realizados com anestesia geral isolada ou combinada com anestesia regional.

A anestesia geral consiste na administração de medicamentos por via intravenosa e/ou gases anestésicos. A anestesia regional consiste em anestesiar do abdome para baixo. Uma vez que você perca a consciência, durante o tempo em que estiver anestesiado, seus sinais vitais e funções serão constantemente monitorados, segundo a segundo, pelo seu anestesista, com ajuda de monitor cardíaco, de atividade cerebral (para garantir que a dose de anestesia está na faixa ideal para evitar consciência intraoperatória, bem como dose excessiva ou subdosagem), capnógrafo (medida do dióxido de carbono exalado), oxímetro (para garantir a boa oxigenação), manômetro (monitorar continuamente a pressão arterial), entre outros. No final da cirurgia, antes de você acordar, seu anestesista aplicará uma combinação de analgésicos.

Depois da anestesia

Quando o cirurgião concluir o procedimento cirúrgico, você recuperará a consciência em 10 a 15 minutos e ficará na área de recuperação por uma média de 2 horas. Em raras ocasiões, principalmente em pacientes com doenças descompensadas, sua vigilância será em uma unidade de terapia intermediária ou intensiva. Quando você chegar ao seu quarto, seu cirurgião certamente pedirá que você comece a caminhar cedo para evitar complicações e reduzir o desconforto.

Em conclusão, a anestesia para cirurgia bariátrica é muito segura e confiável. Se você procurar um cirurgião bariátrico qualificado e experiente, já deu o passo mais importante para o seu bem-estar, pois será a garantia de estar cercado por uma equipe multidisciplinar de especialistas em obesidade, incluindo um anestesista especializado. O anestesista é um médico que, depois de formado pela Faculdade de Medicina, estudou anestesiologia por três ou mais anos como residente em hospitais reconhecidos. Assim sendo, você está nas mãos de um profissional que cuidará de você com todo o empenho possível. Fique tranquilo.

Referências[+]

Assine nossa newsletter