Facebook pixel code

Aproveite as festas de Natal e Ano Novo: moderação é a chave

Seguindo algumas recomendações simples, podemos aproveitar as festividades sem causar transtornos que muitas vezes resultam em ganho de peso

Por Falando de Obesidade - Atualizado em 07 dez 2021, 13h:47 - Publicado em 07 dez 2021, 11h:36 Aproveite as festas de Natal e Ano Novo: moderação é a chave

As festividades de Natal e Reveillon estão se aproximando, sem dúvida as datas mais marcantes do ano, é uma época cheia de tradições, um momento de reencontro onde compartilhamos as experiências vividas ao longo do ano, principalmente depois das contingências de saúde que nos obrigaram ao distanciamento.  É o momento que, sem esquecer as medidas de segurança, esperamos nos reunir para comemorar, e isso começa algumas semanas antes com reuniões de comemoração no trabalho, com amigos e familiares.

Geralmente todas essas celebrações acontecem em volta da mesa e um erro muito comum é preparar uma quantidade excessiva de comida que não comeríamos em nenhum outro dia do ano. Uma grande variedade de salgadinhos, petiscos, doces e refeições destinadas à celebração, o que nos leva a comer até o dobro do que normalmente comemos.

Quando fazemos uma dieta com alimentação saudável para emagrecer, ou nos submetemos a um procedimento de cirurgia bariátrica como tratamento para controlar a obesidade, e estamos obtendo bons resultados e apostando na aquisição de hábitos saudáveis ​​que ajudam a manter a perda de peso a longo prazo, é muito importante tentar controlar os excessos e manter, sempre que possível, uma alimentação saudável e hábitos de exercício.

A manutenção de bons hábitos, nesta época de festas, pode parecer algo muito complicado, dada a grande oferta de produtos e refeições. No geral, podemos observar que existem três grandes problemas que podem causar transtornos: há uma perda ou desregramento nos horários das refeições e dos tempos de descanso; ingerem-se grandes quantidades de alimentos e há excesso de álcool.

Seguindo algumas recomendações simples, podemos aproveitar as festividades sem causar transtornos graves que muitas vezes resultam em ganho de peso, aumento dos níveis de glicose, lipídios no sangue e alterações na pressão arterial.

Controle as porções: Controle as quantidades, o que às vezes é complicado quando a oferta é muito variada. Para fazer isso, você deve tentar moderar a fome antes de uma dessas grandes refeições. Uma boa forma de conseguir é respeitar as 5 refeições leves ao dia, de forma equilibrada, como você já vinha fazendo. Desta forma, é mais fácil controlar a ansiedade e comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Assim, a sensação de saciedade surge mais cedo e a quantidade de alimentos consumidos é menor.

Equilibre as calorias ingeridas: refeições ou jantares comemorativos tendem a ser mais abundantes e gordurosos do que o normal. Portanto, recomenda-se adaptar o restante das refeições do dia para que o total de calorias ingeridas não ultrapasse o recomendado, planeje refeições bem leves antes ou depois da comemoração.

Escolha as opções mais saudáveis: É comum, neste período, que os pratos sejam elaborados com muitos molhos e uma quantidade maior de gordura para deixá-los mais atrativos. No entanto, porções mais adequadas podem ser preparadas acompanhando os pratos principais com vegetais, removendo a gordura visível das carnes e substituindo molhos à base de manteiga ou outras gorduras por molhos mais leves e vinagretes com azeite de oliva.

Hidrate-se: Mantenha uma ingestão abundante de líquidos durante esses dias repletos de comidas e bebidas para manter um bom nível de hidratação. É aconselhável consumir 8 copos de líquidos por dia, dê preferência à água pura ou chás que sejam reconfortantes.

Consumo de álcool: A água é a melhor companheira para as refeições, porém, nessas ocasiões, é difícil passar sem bebidas alcoólicas. Recomenda-se a substituição dos destilados ou licores pelo vinho, sempre com moderação, para acompanhar unicamente o brinde ou o prato principal. O álcool em pacientes bariátricos pode causar problemas, pois impede a absorção de vitaminas e de alguns minerais e impossibilita o consumo de dietas balanceadas e o gasto calorias.

Atividade Física: Manutenção da atividade física regular promove a continuidade do gasto de calorias, ajuda a se sentir bem e evita a sensação de peso e apatia que ocorre após as festividades. Fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pode ser uma injeção de ânimo e contribuir no equilíbrio energético.

Gerencie o estresse: Evite o estresse que pode ser provocado pelos gastos excessivos ou por situações emocionais que esses encontros trazem consigo.  Vale a pena meditar, valorizar e agradecer, cercar-se de pessoas positivas e felizes, isso contribuirá para a melhorar sua saúde física e mental. Não dê tanta importância à comida, concentre-se mais nas conversas com a família e os amigos.

O importante é moderação em tudo e comemorar. Manter as tradições vale a pena!

Após a leitura é provável que você esteja pensando em seu jantar para as festas, então veja a foto que ilustra o artigo, nela está uma receita simples para preparar um Peru Assado de forma muito saudável, aproveite.

Assine nossa newsletter