Bariátrica e festas de Natal e Ano Novo: moderação é a chave

Publicado em 07/12/2021.

Tempo de leitura: 5.1 minutos.

Bariátrica e festas de Natal e Ano Novo
Seguindo algumas recomendações simples, podemos aproveitar as festividades sem causar transtornos que muitas vezes resultam em ganho de peso

A junção de cirurgia bariátrica e festas, como Natal e Reveillon estão se aproximando, pode parecer um grande desafio. É uma época cheia de tradições, um momento de reencontro onde compartilhamos as experiências vividas ao longo do ano, principalmente depois das contingências de saúde que nos obrigaram ao distanciamento.

É o momento que, sem esquecer as medidas de segurança, esperamos nos reunir para comemorar, e isso começa algumas semanas antes com reuniões de comemoração no trabalho, com amigos e familiares.

Geralmente todas essas celebrações acontecem em volta da mesa e um erro muito comum é preparar uma quantidade excessiva de comida que não comeríamos em nenhum outro dia do ano. Uma grande variedade de salgadinhos, petiscos, doces e refeições destinadas à celebração, o que nos leva a comer até o dobro do que normalmente comemos.

Quando fazemos uma dieta com alimentação saudável para emagrecer, ou nos submetemos a um procedimento de cirurgia bariátrica como tratamento para controlar a obesidade, e estamos obtendo bons resultados e apostando na aquisição de hábitos saudáveis que ajudam a manter a perda de peso a longo prazo, é muito importante tentar controlar os excessos e manter, sempre que possível, uma alimentação saudável e hábitos de exercício.

Veja também: Planejando e preparando refeições saudáveis para a semana

Cirurgia bariátrica e festas: formas de manter a moderação

A manutenção de bons hábitos, nesta época de festas, pode parecer algo muito complicado, dada a grande oferta de produtos e refeições. No geral, podemos observar que existem três grandes problemas que podem causar transtornos: há uma perda ou desregramento nos horários das refeições e dos tempos de descanso; ingerem-se grandes quantidades de alimentos e há excesso de álcool.

Mas, seguindo algumas recomendações simples, cirurgia bariátrica e festas de Natal e Ano Novo não precisam ser uma combinação impossível. E podemos aproveitar as festividades sem causar transtornos graves que muitas vezes resultam em ganho de peso, aumento dos níveis de glicose, lipídios no sangue e alterações na pressão arterial.

Controle as porções: Controle as quantidades, o que às vezes é complicado quando a oferta é muito variada. Para fazer isso, você deve tentar moderar a fome antes de uma dessas grandes refeições. Uma boa forma de conseguir é respeitar as 5 refeições leves ao dia, de forma equilibrada, como você já vinha fazendo. Desta forma, é mais fácil controlar a ansiedade e comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Assim, a sensação de saciedade surge mais cedo e a quantidade de alimentos consumidos é menor.

Equilibre as calorias ingeridas: refeições ou jantares comemorativos tendem a ser mais abundantes e gordurosos do que o normal. Portanto, recomenda-se adaptar o restante das refeições do dia para que o total de calorias ingeridas não ultrapasse o recomendado, planeje refeições bem leves antes ou depois da comemoração.

Escolha as opções mais saudáveis: É comum, neste período, que os pratos sejam elaborados com muitos molhos e uma quantidade maior de gordura para deixá-los mais atrativos. No entanto, porções mais adequadas podem ser preparadas acompanhando os pratos principais com vegetais, removendo a gordura visível das carnes e substituindo molhos à base de manteiga ou outras gorduras por molhos mais leves e vinagretes com azeite de oliva.

Hidrate-se: Mantenha uma ingestão abundante de líquidos durante esses dias repletos de comidas e bebidas para manter um bom nível de hidratação. É aconselhável consumir 8 copos de líquidos por dia, dê preferência à água pura ou chás que sejam reconfortantes.

Evite o consumo de álcool: Após a cirurgia bariátrica, a absorção do álcool pelo trato digestivo é modificada, podendo causar sérios problemas [1]Maluenda F, Csendes A, De Aretxabala X, Poniachik J, Salvo K, Delgado I, Rodriguez P. Alcohol absorption modification after a laparoscopic sleeve gastrectomy due to obesity. Obes Surg. 2010 … Continue reading

Por isso, a água é a melhor companheira para as refeições nessas ocasiões. Recomenda-se a substituição dos destilados ou licores pelo vinho, sempre com moderação, para acompanhar unicamente o brinde ou o prato principal.

Atividade Física: Manutenção da atividade física regular promove a continuidade do gasto de calorias, ajuda a se sentir bem e evita a sensação de peso e apatia que ocorre após as festividades. Fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pode ser uma injeção de ânimo e contribuir no equilíbrio energético, tornando “bariátrica e festas” uma combinação mais leve e prazerosa.

Gerencie o estresse: Evite o estresse que pode ser provocado pelos gastos excessivos ou por situações emocionais que esses encontros trazem consigo.  Vale a pena meditar, valorizar e agradecer, cercar-se de pessoas positivas e felizes, isso contribuirá para a melhorar sua saúde física e mental. Não dê tanta importância à comida, concentre-se mais nas conversas com a família e os amigos.

O importante é moderação em tudo e comemorar, sabendo que é possível conciliar cirurgia bariátrica e festas de fim de ano. Manter as tradições vale a pena!

Bariátrica e festas de fim de ano: é possível voltar aos trilhos?

Caso tenha exagerado durante o Natal e Ano Novo, não se desespere, pois é possível voltar ao seu plano alimentar e continuar na sua jornada de perda de peso.

Então, converse com seu médico ou nutricionista para encontrar formas de minimizar os impactos, e para que cirurgia bariátrica e festas não sejam termos opostos em sua vida.

Após a leitura é provável que você esteja pensando em seu jantar para as festas, então veja a foto que ilustra o artigo, nela está uma receita simples para preparar um Peru Assado de forma muito saudável, aproveite.

Referências

Referências
1 Maluenda F, Csendes A, De Aretxabala X, Poniachik J, Salvo K, Delgado I, Rodriguez P. Alcohol absorption modification after a laparoscopic sleeve gastrectomy due to obesity. Obes Surg. 2010 Jun;20(6):744-8. doi: 10.1007/s11695-010-0136-9.

Compartilhe esta história...

Cirurgia Revisional
Nutrição e dieta após a cirurgia bariátricaNutrição e dieta após a cirurgia bariátrica

Ver mais postagens do blog