Chás milagrosos para emagrecimento: a erva-mate

Publicado em 06/09/2023.

Tempo de leitura: 4.9 minutos.

Chás milagrosos para emagrecimento: erva-mate

Os chás milagrosos para emagrecimento sempre chamam a atenção de quem quer iniciar uma jornada de perda de peso. O mais popular deles é a erva-mate, uma das espécies vegetais mais consumidas no mundo, seja por questões culturais, ou devido ao seu sabor e efeitos medicinais.

Mas, embora essa pareça ser uma prática sem riscos associados, uma vez que se trata de uma substância natural, existem potenciais consequências para a saúde que devem ser levadas em consideração, como veremos mais adiante.

Então, no artigo que se segue, iremos abordar com mais profundidade as possíveis propriedades emagrecedoras da erva mate, bem como seus efeitos, sejam eles bons ou não, para o organismo.

 

A erva mate

A erva mate, cujo nome científico é Ilex paraguariensis, é uma planta utilizada na preparação de infusões, sendo consumida em diversos países.

Seu uso pode ser feito de diferentes formas, seja com objetivos medicinais, culinários ou mesmo como parte da cultura local.

Assim, temos países e regiões onde o consumo do mate é maior, como ocorre na Argentina e em estados do sul do Brasil. Nesses casos, o consumo do mate é um costume local, e costuma ser feito em quantidades e frequências maiores.

Já em outras localidades, essa erva é usada de forma casual na preparação de chás, seja de forma artesanal ou, por exemplo, nos chás gelados disponíveis em supermercados e restaurantes.

Mas o que torna a erva mate especial, aos olhos de muitos, é o seu conteúdo de cafeína: o maior entre as ervas, ultrapassando o chá verde (Camellia sinensis)[1]Gawron-Gzella A, Chanaj-Kaczmarek J, Cielecka-Piontek J. Yerba Mate-A Long but Current History. Nutrients. 2021 Oct 21;13(11):3706. doi: 10.3390/nu13113706. PMID: 34835962; PMCID: PMC8622869.. Por este motivo, é comum ouvirmos sobre o seu potencial termogênico, que a tornaria uma aliada do processo de emagrecimento.

 

Há alguma relação entre o consumo de mate e a perda de peso?

Existem alguns “pré-requisitos” para que uma substância seja considerada um tratamento para a perda de peso, sejam elas de farmácia ou naturais. São eles:

  • Redução do apetite
  • Estímulo a queima de gordura
  • Melhora do metabolismo
  • Aumento da saciedade

E, mesmo levando em conta as diferenças, todos os tratamentos para emagrecimento possuem uma ou mais dessas características, em níveis maiores ou menores.

Assim, quando analisamos a erva mate e as bebidas preparadas a partir dela, uma característica se destaca: o efeito estimulante da cafeína[2]Evans J, Richards JR, Battisti AS. Caffeine. 2022 Nov 28. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 30137774.

Essa substância, presente em diversos suplementos termogênicos, tem um importante papel no processo de perda de peso. No entanto, seus efeitos são úteis apenas quando a cafeína é incluída em um programa estruturado de emagrecimento, que inclua outros pontos cruciais, como:

  • Redução da quantidade de calorias ingeridas, sem, no entanto, afetar a quantidade e qualidade dos nutrientes
  • Prática regular de exercícios físicos
  • Tratamentos para controlar a compulsão alimentar, caso ela exista
  • Ingestão de uma quantidade adequada de água

Assim, a cafeína presente no mate pode auxiliar em diversos pontos dessa lista, uma vez que ela pode ajudar na prática de exercícios:

  • Reduz a sensação de fadiga
  • Melhora a execução e a concentração
  • Aumenta a disposição para iniciar a atividade

Desta forma, bebidas a base de mate, quando usadas de forma estratégica, podem contribuir tanto para a perda de peso quanto para o ganho de massa muscular.

 

Outras características do mate

Além do seu conteúdo de cafeína, as infusões de erva mate possuem outras características que podem ser úteis para quem deseja emagrecer. São elas:

  • Preparação sem açúcar
  • Ajuda na hidratação. Entretanto, não deve substituir a água
  • Pode substituir bebidas calóricas

No entanto, é importante ressaltar que nem toda bebida à base de erva mate é preparada sem açúcar. Assim, o ideal é preparar a própria bebida, para garantir que o ingrediente não seja adicionado.

 

Riscos associados aos chás milagrosos para emagrecimento

Apesar dos benefícios, o consumo excessivo de alimentos e bebidas ricas em cafeína pode trazer algumas consequências para a saúde, principalmente quando o seu uso é prolongado ou quando a pessoa é mais sensível aos seus efeitos[3]Temple JL, Bernard C, Lipshultz SE, Czachor JD, Westphal JA, Mestre MA. The Safety of Ingested Caffeine: A Comprehensive Review. Front Psychiatry. 2017 May 26;8:80. doi: 10.3389/fpsyt.2017.00080.

Assim, podemos citar:

  • Irritação estomacal
  • Agitação e irritabilidade
  • Insônia
  • Aumento da pressão arterial
  • Aumento da frequência cardíaca

Além disso, é comum o aparecimento de sintomas de abstinência, caso a pessoa pare de consumir a substância abruptamente. Os mais comuns são:

  • Dores de cabeça
  • Dificuldade de concentração
  • Tremores nas mãos
  • Mudanças de humor

Por isso, o consumo de cafeína, e de alimentos que contenham grandes quantidades dessa substância, deve ser feito com cuidado e moderação.

 

Resumo

  • A erva mate é utilizada na preparação de bebidas em diversas localidades, seja por seu sabor, propriedades químicas ou mesmo por questões culturais
  • Seu uso como adjuvante no manejo da obesidade e sobrepeso vem crescendo, devido ao alto teor de cafeína presente na erva
  • A cafeína, por sua vez, pode ser uma ótima aliada da perda de peso, quando usada de forma estratégica e como parte de um programa estruturado de emagrecimento
  • Por fim, apesar de seus efeitos benéficos, alimentos e bebidas com alta concentração de cafeína devem ser consumidos com moderação, para evitar os efeitos colaterais da substância

Veja também: Obesidade: Mais Tratamento, Menos Preconceito

Referências

Referências
1 Gawron-Gzella A, Chanaj-Kaczmarek J, Cielecka-Piontek J. Yerba Mate-A Long but Current History. Nutrients. 2021 Oct 21;13(11):3706. doi: 10.3390/nu13113706. PMID: 34835962; PMCID: PMC8622869.
2 Evans J, Richards JR, Battisti AS. Caffeine. 2022 Nov 28. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 30137774
3 Temple JL, Bernard C, Lipshultz SE, Czachor JD, Westphal JA, Mestre MA. The Safety of Ingested Caffeine: A Comprehensive Review. Front Psychiatry. 2017 May 26;8:80. doi: 10.3389/fpsyt.2017.00080

Compartilhe esta história...

Obesidade e Depressão.Obesidade e Depressão: duas condições cercadas por mitos e preconceitos
Obesidade e tabagismo.Obesidade e tabagismo: entenda os riscos dessa associação

Ver mais postagens do blog