Facebook pixel code

O que é Síndrome Metabólica?

A síndrome metabólica tem cura e tratamento?

Clinicamente, não há remédio específico ou tratamento exclusivo para a síndrome metabólica. Os médicos tratam cada um dos componentes do desequilíbrio separadamente.[1]Schwartz M, et al. Obesity Pathogenesis: An Endocrine Society Scientific StatementEndocrine Rev 2017; 38: 267–96

Em outras palavras, você toma um medicamento para controlar os triglicerídeos, outro para o colesterol, anti-hipertensivos para hipertensão etc.[2]Pilitsi E, et al. Pharmacotherapy of obesity: Available medications and drugs under investigation. Metab Clin Exp 2019; 92: 170–92.

O fator crucial é a mudança no estilo de vida do paciente. Deve-se adotar de imediato uma alimentação mais saudável, rica em fibras e com redução de gorduras, associada à prática regular de atividades físicas. O exercício físico é como um remédio sagrado, então tente escolher uma modalidade que você goste ou a oportunidade de encontrar um desafio que o motive.[3]RACGP Smoking, nutrition, alcohol, physical activity (SNAP): A population health guide to behavioural risk factors in general practice, 2nd edition. Melbourne: Available … Continue reading

Não fumar[4]World Health Assembly, 56. (‎2003)‎. WHO Framework Convention on Tobacco Control e limitar o consumo de álcool também é muito importante.

Estamos tratando de uma doença que atinge não só o paciente, mas todos ao seu redor, portanto, o apoio da família e / ou amigos é fundamental para promover uma mudança para hábitos mais saudáveis.

Os primeiros sinais de eficácia do tratamento são a perda de peso, redução dos níveis de triglicérides e colesterol, diminuição da pressão arterial e redução das medidas da circunferência abdominal.[5]Dimitriadis, G. K., Randeva, M. S., & Miras, A. D. (2017). Potential Hormone Mechanisms of Bariatric Surgery. Current obesity reports, 6(3), 253–265. doi:10.1007/s13679-017-0276-5[6]Batterham R.L., Cummings D.E. Mechanisms of diabetes improvement following bariatric/metabolic surgery, 2016 Diabetes Care, 39 (6), pp. 893-901.

Seguindo à risca as orientações do seu médico e especialistas, com o tempo é possível diminuir ou até mesmo interromper o uso de medicamentos. No entanto, em casos mais graves ou avançados, quando a mudança de vida por si só já não é suficiente ou quando o tratamento clínico não fornece os resultados desejados, seu cirurgião pode recomendar uma cirurgia bariátrica / metabólica.[7]The Australian Obesity Management Algorithm. Available at http://anzos.com/australian-obesity-management-algorithm, accessed September 2019.

A redução de peso deve induzir seu corpo a funcionar melhor e até mesmo controlar a produção de insulina pelo pâncreas, o que leva ao controle ou remissão do diabetes tipo 2, desde que você se mantenha persistente nos cuidados com a saúde.[8]Koliaki, C., Liatis, S., le Roux, C.W. et al.The role of bariatric surgery to treat diabetes: current challenges and perspectives. BMC Endocr Disord 17, 50 (2017). … Continue reading

Referências[+]

Assine nossa newsletter