Facebook pixel code

O que é Síndrome Metabólica?

Você poderia dizer que a síndrome metabólica é uma doença dos tempos modernos. Na verdade, talvez muito poucas pessoas saibam o que significa síndrome metabólica e um grande número nem sequer jamais ouviu falar dela.

O termo “metabolismo” significa um processo de transformação. Para nós, seres vivos, o metabolismo nada mais é do que a capacidade de cada indivíduo de transformar o alimento ingerido em energia para a realização das tarefas diárias. Em alguns indivíduos, mais ou menos energia é gerada, o que produz diferentes efeitos e distúrbios.[1]Bray G, et al. The Science of Obesity Management: An Endocrine Society Scientific Statement. Obesity Rev 2018; 39; 79-132

Mas, para colocar a questão em termos mais simples e resumidos, a síndrome metabólica pode ser descrita como um conjunto de fatores de risco que se manifestam pela alteração do metabolismo de uma pessoa. Essa falta de equilíbrio costuma estar relacionada com a resistência à insulina. Como o pâncreas é o órgão do corpo que produz insulina, ele é forçado a produzir cada vez mais esse hormônio, responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue.[2]Bray G, et al. The Science of Obesity Management: An Endocrine Society Scientific Statement. Obesity Rev 2018; 39; 79-132

Indo um passo adiante, se seu corpo não consegue controlar a glicose (nível de açúcar) no sangue, o paciente tende a desenvolver outros problemas ou complicações, como diabetes tipo 2, obesidade, aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares, entre outros.[3]Caterson I, et al. Gaps to bridge: Misalignment between perception, reality and actions in obesity, Diabetes Obes Metab 2019; 21(8): 1914–24.

Em meados da década de 1980, o cientista Jerry Reaven iniciou os estudos sobre o assunto, o que chamou de “Síndrome X”, que mais tarde ficou conhecida também como Síndrome de Reaven, em homenagem a seu pesquisador. Mesmo assim, poucos médicos conheciam e / ou utilizavam esse diagnóstico. Somente em 1998, quando a Organização Mundial da Saúde – OMS [4]World Health Organization  – The Global Health Observatoryhttps://www.who.int/data/gho/publications/world-health-statisticsestabeleceu os critérios e parâmetros para o diagnóstico, a comunidade científica passou a chamá-la de Síndrome Metabólica.

 

sindrome-metabolica

Referências[+]

Assine nossa newsletter