Pense, antes de mais nada, que a sua saúde é o bem mais precioso que você possui e que as visitas regulares ao médico são sempre uma boa prática, com intervalos que podem variar de acordo com a idade.
Além do cálculo do IMC, também poderíamos listar aqui alguns aspectos que poderiam acender uma lâmpada de alarme[1]Obesity prevention and management position statement 2019. Available at https://www.racgp.org.au/FSDEDEV/media/documents/RACGP/Position%20statements/Obesity-prevention-and-management.pdf, accessed … Continue reading[2]The Obesity Collective. Obesity Evidence Hub.Health impacts of Obesity: an overview. Available at https://www.obesityevidencehub.org.au/collections/impacts/health-impacts-of-obesity, Accessed … Continue reading[3]Moussa A, et al. Mortality of the Severely Obese. Ann Surg 2019; 269: 1087–91.:
- O acúmulo de gordura no pescoço e vias aéreas pode causar roncos noturnos e episódios de dificuldade para respirar durante o sono;
- A pressão do excesso de peso no abdômen sobre os pulmões pode causar falta de ar;
- O excesso de peso tende a afetar sua condição física, o que também dificulta as atividades do dia a dia, e até o simples ato de subir escadas ou caminhar alguns quarteirões se torna um desafio.
- O excesso de peso pode causar dores no corpo: joelhos, pernas, ombros e costas sofrem com o peso extra que devem suportar.
- O acúmulo de suor, em certos locais do corpo, pode causar dermatites ou infecções fúngicas.
- Alterações nos vasos sanguíneos e dificuldade de circulação criam uma tendência para o aparecimento de veias varicosas ou úlceras venosas;
- A obesidade pode causar resistência à insulina, também conhecida como pré-diabetes, causando manchas escuras na pele, geralmente no pescoço, axilas e virilha.
- Dificuldades no fluxo sanguíneo nos vasos e alterações hormonais podem causar impotência e infertilidade;
- Compulsão para comer, não aceitação do próprio corpo ou pressões sociais – bulliying – levam à depressão e ansiedade.
Observe que não existem regras exatas, mas os sinais são sempre muito claros[4]http://www.asbs.org/Newsite07/media/asmbs_fs obesity.pdf. Accessed November 30, 2009.. Lembre-se sempre de que existem diferentes tipos de tratamento para diferentes formas de obesidade. Em caso de dúvida, consulte um médico de confiança e ele poderá encaminhá-lo a um especialista.