Facebook pixel code

O que é obesidade?

Métodos Diagnósticos

Além do cálculo do IMC também é importante identificar os vários depósitos de gordura encontrados nos diferentes locais do corpo, com isso é possível diferenciar o peso em músculos do peso em gordura, dados que podem contribuir e traçar um perfil clínico mais claro do paciente.

Para isso podem ser utilizados os métodos a seguir:

  • Medição das pregas cutâneas – por meio de um adipômetro ou plicômetro se mede a gordura ou os depósitos de gordura debaixo da pele.
  • Bioimpedância – aparelhos fazem uma corrente elétrica imperceptível analisar a porcentagem de gordura, água, músculos e ossos do corpo.
  • Ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética – mais utilizados para avaliar a obesidade abdominal. Através destes exames é possível avaliar a espessura do tecido adiposo nas dobras e tecidos mais profundos.
  • Medida da circunferência abdominal – um dos recursos mais simples e populares usado para verificar o depósito de gordura abdominal. O ideal é que homens tenham a cintura abaixo de 94 centímetros e mulheres 80.
  • Relação circunferência abdominal x quadril – ou RCQ – onde é verificada a relação ente a circunferência abdominal e a circunferência do quadril – com este cálculo é possível avaliar a quantidade de gordura corporal e os riscos do acúmulo de gordura.

Assine nossa newsletter