Entendendo as causas da obesidade
Publicado em 30/05/2024.
Tempo de leitura: 4 minutos.
A obesidade vem se tornando um problema de saúde cada vez mais comum, afetando pessoas de todas as idades. No entanto, mesmo sendo algo frequente, as suas causas não são muito discutidas.
Isso faz com que o tema seja tratado, muitas vezes, de forma errada, sendo frequente explicações simplistas como “excesso de açúcar”, “metabolismo lento” e “falta de força de vontade.”
Mas, embora a alimentação, o metabolismo e fatores psicológicos estejam diretamente envolvidos no desenvolvimento da obesidade, não existe uma causa única para o problema.
Por isso, é necessário entender que a obesidade é considerada como multifatorial, ou seja, vários fatores colaboram para o seu desenvolvimento. A seguir vamos conhecer cada um deles.
O que é obesidade?
A obesidade é uma condição médica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode ter consequências adversas para a saúde.
Geralmente, é diagnosticada através do índice de massa corporal (IMC), calculado pela divisão do peso pela altura ao quadrado. Desta forma, um IMC acima de 30 é considerado obesidade.[1]Wanderley EN, Ferreira VA. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciênc. saúde coletiva 15 (1). Jan 2010.https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000100024
No entanto, a obesidade é mais que apenas um número na balança, já que ela pode afetar diversos sistemas do corpo, causando ou piorando uma série de distúrbios, como:
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes tipo 2
- Hipertensão arterial
- Apneia do sono
- Artrite e outros problemas articulares
- Certos tipos de câncer
Além disso, a obesidade pode prejudicar a qualidade de vida, causando limitações físicas, problemas psicossociais e emocionais.
Por isso, o tratamento da obesidade costuma ser realizado por diferentes especialistas, de forma a abarcar todas essas possíveis facetas do problema.
Obesidade e ganho de peso
A obesidade, o ganho e o excesso de peso são conceitos parecidos, e de certa forma associados. Mas nem todo excesso de peso é, necessariamente, obesidade.
Isso acontece porque, quando falamos do ganho ou do excesso de peso, nos referimos somente ao aumento da massa corporal, seja por questões temporárias, como a gestação, ou por questões relacionadas à alimentação, exercícios, etc.
Já a obesidade, como vimos mais acima, é considerada um problema de saúde, podendo inclusive trazer complicações severas.
Em outras palavras, o ganho de peso é o aumento da massa corporal, que pode ser temporária ou não, enquanto a obesidade é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, com potenciais impactos negativos na saúde.
Causas da obesidade
Um dos motivos pelo qual a obesidade é considerada um problema de saúde tão complexo é a grande quantidade de possíveis causas para o seu desenvolvimento.
Assim, podemos citar:
- Genética: Alguns genes estão envolvidos em fatores que levam à obesidade[2]Tirthani E, Said MS, Rehman A. Genetics and Obesity. [Updated 2023 Jul 31]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: … Continue reading
- Excessos: O consumo excessivo de alimentos ricos em calorias, em especial aqueles com alto teor de gordura e açúcar, pode levar ao ganho de peso e, consequentemente, ao desenvolvimento da obesidade
- Falta de exercícios: A falta de atividade física regular pode levar ao desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de calorias, contribuindo para o ganho excessivo de peso
- Metabolismo: Alterações no metabolismo podem aumentar a acumulação de gordura corporal, ao mesmo tempo que diminuem a queima de calorias
- Alterações hormonais: Alguns desbalanços hormonais, como resistência à insulina e o hipotireoidismo, podem afetar o controle do apetite e o armazenamento de gordura
- Distúrbios emocionais: Certos transtornos emocionais e psicológicos, como ansiedade, depressão e estresse, podem levar a um maior acúmulo de gordura, uma vez que podem ocasionar hábitos alimentares pouco saudáveis[3]Adam TC, Epel ES. Stress, eating and the reward system. Physiology & Behavior 91 (2007) 449–458.
- Outras causas: Por fim, fatores ambientais, sociais e econômicos também podem desempenhar um papel na obesidade, seja pelo acesso limitado a alimentos saudáveis, pelo marketing agressivo de produtos processados, falta de educação nutricional e até mesmo influências familiares
No entanto, na maioria das vezes não existe uma causa única para a obesidade, uma vez que se trata de uma condição multifatorial.
Resumo
- A obesidade é uma condição de saúde complexa, que pode levar ao desenvolvimento de uma série de complicações, como a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
- As causas da obesidade são muitas, e incluem questões genéticas, de estilo de vida, alimentares, entre outras.
- Devido a essa multiplicidade de fatores envolvidos na obesidade, o acompanhamento e o tratamento do problema deve envolver diferentes especialistas, para assim oferecer o melhor cuidado possível.
Referências
↑1 | Wanderley EN, Ferreira VA. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciênc. saúde coletiva 15 (1). Jan 2010.https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000100024 |
---|---|
↑2 | Tirthani E, Said MS, Rehman A. Genetics and Obesity. [Updated 2023 Jul 31]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK573068/ |
↑3 | Adam TC, Epel ES. Stress, eating and the reward system. Physiology & Behavior 91 (2007) 449–458. |